Todos os livros que li em 2024

Esse ano eu só terminei 6 livros! Ano passado foram 12, o que tinha sido bem atípico pra mim. Ainda fico feliz mesmo tendo lido menos porque mesmo tendo lido muito menos ainda sinto que estou com uma relação muito melhor com leitura que eu já tive no passado. Mas sim, espero ler mais em 2025!

Decidi comentar sobre livros que eu não terminei ou abandonei além de falar só sobre os que eu realmente terminei. As vezes falar sobre o porque eu abandonei um livro pode ser mais interessante do que porque eu terminei um.

Partes entre aspas foram escritas antes da compilação desse post - ou enquanto eu tava lendo, ou logo depois de terminar. Partes foras de aspas representam minha opinião agora, escrevendo esse post, em Janeiro de 2025.

Pequena Coreografia do Adeus - Aline Bei

"recomendação de um amigo após eu pedir livros em português. o livro é muito bom, a prosa é ridículamente linda, mas eu gostei muito mais da primeira parte do livro do que da segunda"

"Demorei muito tempo pra juntar meus pensamentos nesse livro. Eu amei muito a primeira parte do livro, ao ponto de que se o livro fosse só a primeira parte seria um dos meus livros favoritos. Não é muito comum histórias com protagonistas crianças escritas pra um público adulto, especialmente dessa maneira que dá uma validação e um peso às emoções infantis que são geralmente vistas como bobas ou inferiores por adultos. A segunda parte do livro também é muito interessante e bem escrita, mas esse aspecto de protagonista criança me pegou demais na primeira parte. Acho que o livro é melhor, sim, por ter a segunda parte, formando assim uma história completa e mostrando os problemas enfrentados pela protagonista na infância escorrem pra vida adulta, mas achei a segunda parte mais monótona. Admito que seja muito gosto pessoal, também. A prosa do livro é maravilhosa, não há o que comentar sobre além disso."

Recomendo: ✅

Tudo é Rio - Carla Madeira

"fui ler depois de ver uma amiga lendo no skoob, sem saber que o livro era popular e levemente hypado. a prosa é muito boa, mas odeio autores que claramente tem uma noção limitada de gênero falando sobre homens e mulheres e relacionamentos heterossexuais"

Recomendo: ✅ Pra quem não se incomoda com ler um livro claramente escrito por uma senhora de idade com visões do século passado de gênero e sexualidade

No fundo do oceano, os animais invisíveis - Anita Deak - Em progresso

Ouvi recomendação de um amigo após eu pedir recomendações de livros escritos originalmente em português (não traduzidos) e peguei a cópia dele pra ler, mas ainda to muito no comecinho.

Recomendo: ❓

Good Sex Illustrated - Tony Duvert

"achei muito bom! mas tem que ler com bastante senso crítico. concordo com quase tudo que ele fala mas questiono seus objetivos..."

"obrigado ex mutual do tumblr meu que insistia para todos lerem esse livro nós nunca fomos próximos mas você mudou minha vida"

É um livro muito foda, que fala principalmente sobre como o sexo é tratado - a formação de um tabu como inibidor, pois sexo (sem ser pra reprodução) não produz nem consome, então é incompatível com o capitalismo. Ele faz isso por meio de uma crítica à um livro de educação sexual pra crianças que só apresenta sexo entre um marido e uma mulher para fins de procriação como única existência possível de sexo, o que o autor vê como uma forma de castração do indivíduo. Ele também fala bastante como essa castração é parte fundamental do estabelecimento da famíia e da infância como estruturas "naturais e imutáveis" do mundo, estabelecendo a posse dos filhos pelos pais.

Isso tudo é uma tentativa de comunicar os pontos mais interessantes do livro de maneira que alguém fique com vontade de ler. Como dito em um dos meus comentários dentre aspas ali em cima, tem que ligar o senso crítico na hora de ler - não tem nada que ele fala no livro que eu achei absurdo demais, mas a impressão que fica é que esse é um primer pra outras ideias mais radicais. Ainda recomendo muito o livro, e achei ele relativamente bem "agradável" de ler, como alguém sem costume de ler muita não-ficção.

Recomendo: ✅

Deuses Americanos - Neil Gaimain - Abandonado

"eu queria muito adorar esse livro mas o jeito que todas as personagens femininas são escritas me dá nos nervos. você não precisa comentar sobre os mamilos de todas as mulheres, eu sei que elas tem mamilos. dito isso acho o worldbuilding muito interessante, e o capítulo entre o 7 e o 8, se lido como separado do resto do livro, é um dos meus novos contos favoritos!"

"o começo é legal, mas não fiquei com vontade de continuar mais"

Tem ideias muito boas mal aproveitadas. Não liguei pra nenhum personagem e nem pra história. Toda vez que ele mencionava os mamilos de uma personagem feminina eu queria jogar o livro pela janela.

Recomendo: ❌

T.S. Elliot: Collected Poems, 1909 - 1962 - T.S. Elliot - Em progresso

O cara é brabo.

Recomendo: ✅

Homosexual Desire - Guy Hocquenghem - Em progresso

Tô muito no comecinho. Não lembro daonde que tirei esse pra ler.

Recomendo: ❓

Closer - Dennis Cooper - Em progresso

Já li The Marbled Swarm e The Sluts do Dennis Cooper, mas parece que todo livro que eu leio dele eu fico esperando que seja The Marbled Swarm de novo e nunca é. Tava achando legalzinho.

Recomendo: ❓

Mistborn - Brandon Sanderson

"eu li stormlight archive inteiro já, então ler coisas mais antigas do branderson é... difícil. mas estou indo de mente aberta!"

Mistborn não é ruim. Mas eu também não diria que é bom. É perfeitamente aceitável. Se eu tivesse lido com uns 12 anos talvez eu teria amado, mas achei underwhelming ler depois de ter lido o Stormlight Archive. O foda é que todas as coisas desse autor são meio interligadas e eu queria entender todas as referências, mas não sei se aguento ler os outros livros de Mistborn.

Recomendo: ✅ Pra quem não leu muitas coisas de fantasia ainda ou genuinamente gosta de literatura infantojuvenil (Não que o livro seja infantojuvenil. São só as vibes).

Introduction to the Hebrew Bible and Deuterocanonical Books - John J. Collins - Em progresso

"recomendado pela eesirachs, uma das minhas pessoas favoritas na internet. percebi que gosto de ler ao mesmo tempo no mínimo um livro de ficção e um de não-ficção"

"só leio quando to com vontade de ler não-ficção, o que não é frequentemente, então avancei muito pouco"

Recomendo: ✅ É um textbook acadêmico sobre a Bíblia Hebraica. Se isso parece interessante pra você, vai fundo

Quarto do Giovanni - James Baldwin

"muito bom, e muito triste."

"Really good, very sad. I adquired my copy in an used bookshop. It's very old and uses old portuguese grammar, and I think it all added to the experience of reading it. It did feel like watching a car crash in slow motion."

Recomendo: ✅

This Is How You Lose the Time War - Amal El-Mohtar e Max Gladstone - Em progresso

"muuuuuuuuuuito bom. mais romântico do que eu pensava"

Quero muito terminar esse em 2025, eu tava achando ótimo, de verdade. Só é um pouco confuso.

O Nome do Vento - Patrick Rothfuss - Releitura

"um dos meus livros favoritos de todos os tempos! li ele antes de entrar pra faculdade, e agora to relendo depois de ter me formado. grande parte do livro se passa na universidade, e é interessante relembrar a minha visão de como seria estar estudando em uma quando li pela primeira vez"

Não terminei a releitura e não tenho certeza se planejo em terminar. Uma das coisas que me surpreendeu em ler ele de novo foi o quão bonita a prosa é. Principalmente depois de ter lido tantos livros do Sanderson, que eu amo, mas que tem uma escrita muito seca e direta.

The Left Hand of Darkness - Ursula K. Le Guin - Abandonado

"Did not finish it. I did enjoy the bit I read, but I simply did not care enough about the story or the characters, and that makes me not want to finish a book."

Comecei por causa do bookbug, e tava achando interessante mas simplesmente não senti vontade de continuar e não quis me forçar a terminar. Tem ideias legais mas ao mesmo tempo eu tava meio... foda-se? Não sei.

Diário do Subsolo - Dostoiévski - Abandonado

"é o livro do bookbug de abril, e to querendo ler faz muito tempo, desde que recebi uma cópia de presente de um amigo querido"

"I am not enjoying this at all. Don't like books where all the characters seem to do is complain. Maybe if I had more historical context for it I'd be able to enjoy it more. I still want to finish it, though, as my copy was gifted to me by a dear friend who loves Dostoevsky. It might just take me a while longer. "

Não aguentei. Tava achando meio insuportável mesmo. Ainda quero tentar ler Os Irmãos Karamazov algum dia, mas não sei se vou gostar também.

A Game of Thrones - George R. R. Martin

"muito melhor do que eu esperava"

Foi um daqueles momentos "Nossa, não acredito que essa coisa que todo mundo fala que é muito boa realmente é muito boa". Fiquei com vontade de ler após encontrar todos os livros em inglês num sebo por um preço bem aceitável, e comecei a ler assim que comprei. Fiquei tão investido que fiz anotações num caderninho pra eu deixar de confundir "pera, quem era esse personagem mesmo"? Também fui periodicamente pedindo a uma amiga minha pra me enviar foto de como tal personagem é na série - acho legal ter um rosto pra associar, fica mais fácil. Gostei muito dos personagens e achei a escrita boa. Quero muito ler o próximo logo - só resolvi dar um intervalo antes porque realmente, ler com um caderninho do lado é cansativo.

Infinite Jest - David Foster Wallace - Em progresso

Queria ler faz muito tempo, e comecei também por ter encontrado uma cópia em inglês num sebo por um preço bom. Sabia que não ia querer ler ele assim depois de Game of Thrones, então só li bem o comecinho, mas espero talvez continuar ano que vem.

Wind and Truth - Brandon Sanderson - Em progresso

Após devorar todos os outros livros do Stormlight Archive ano passado, aguardei ansiosamente o lançamento desse este ano. Não estou devorando numa velocidade absurda, tentando ao máximo saborear o quanto posso, já que depois desse o autor vai parar de escrever essa série por alguns bons anos pra terminar outras. Até o momento, to achando muito bom: melhor que Rhythm of War, provavelmente não vai ser melhor que The Way of Kings.